Loções Purificantes Bifásicas

26 dez

Com a temperatura subindo cada vez mais eu altero minha rotina de cuidados para evitar que a minha pele se torne um poço de petróleo. Basicamente eu adiciono uma loção com efeito mate na rotina diurna. Eu já usei várias loções que prometem efeito mate à pele, mas sem resultados satisfatórios visíveis. Algumas loções/ tônicos possuem altas concentrações de álcool que só servem para dar aquele efeito opaco imediato, porém, o resultado era a pele avermelhada conforme o uso e muito óleo um tepo depois. Por experiência, eu prefiro produtos que contenham algum componente físico para cobrir e segurar o óleo natural, mas sem proporcionar aquele efeito secativo demasiado que pode afetar a barreira natural da pele.

V10

Entre estes tipos de componentes há nas loções bifásicas: os ingredientes são similares aos loções tônicas e adstringentes disponíveis no mercado, mas, elas contêm uma grande quantidade de pó absorvente que ajuda a controlar melhor o brilho e também pode cobrir a pele e proporcionar um efeito mais suave e corretor dos poros.

Alguns deles são as microesferas de sílica que tem poder de absorver 10 vezes o seu peso em óleo, mantendo-o longe da superfície e confere a pele o efeito matificado por 3 horas, em média. Alguns tipos de sílica têm também efeito de refração de luz, reduzindo o brilho natural. Outro ingrediente orgânico usado em loções bifásicas é a argila, que absorve o óleo e regula a produção sebácea.

São interessantes para usar como produtos de pré-maquiagem, embora não siliconados como o primer, ajuda a manter a pele limpa e com aparência bonita para os cuidados posteriores e segurar melhor a maquiagem. Quando conjugados com produtos que contenha silicones e esferas de polietileno favorecem a textura da pele e reduzem opticamente o tamanho dos poros.

As loções bifásicas são praticas e um frasco pode durar bastante porque são usadas para tonificar e purificar a pele devido aos ingredientes presentes nela. Eu prefiro apenas aplique sobre a pele e a deixo absorver, sem a necessidade de “esfregar” o algodão para retirar resíduos de outros produtos. Os pós e outros agentes reguladores do brilho vão proporcionar o efeito mate imediato sem deixar a pele com aspecto artifical. 

A preocupação inicial se a quantidade de pó pode obstruir os poros, cabe dizer que essas loções são indicadas como não comedogênica e utilizadas tanto para o dia quanto à noite. Eu uso apenas durante o dia, pois não vejo necessidade de matificar a pele para dormir. Salvo quando tenho algum compromisso noturno. Mas isso é para o critérioa de cada um. 

A minha primeira aquisição, sugerida pelo leitor Roberto, foi a L’Occitane Rice Purifying Toner:

V1

Uma loção tônica bastante suave, não leva álcool, e contém pó de sílica – muito usado em filtros matificantes para absorver o brilho – além de zinco, ácido salicílico e vinagre de arroz vermelho, que atuam como ação anti-inflamatória, purificadora e adstringente. Não encontrei pesquisa alguma sobre o tal vinagre de arroz e suas prorpriedades ativas para melhorar a aparência da pele e tratar espinhas.

Após a limpeza eu aplico diretamente com os dedos sobre a pele (quem leu a minha última resenha, observou que eu tenho preferido aplicar loções com os dedos e evitar algodões), assim eu direciono o tônico para as áreas que eu mais necessito, dando ênfase na zona T. Você pode também saturar uma almofada de algodão com o tônico e depois aplicar uma quantidade nas mãos ou nos dedos e sobrepor à pele.

Ele é tão suave que eu não sinto praticamente nada ao passar sobre a pele, o pó é imperceptível e a pele fica sem sensação pegajosa, porém um toque sedoso. Se você desejar, pode aplicar uma quantidade maior sobre as áreas onde os poros são mais exaltados e, assim, proporcionar um efeito melhor para minimizá-los.

Claro que a loção é a primeira etapa nos cuidados para melhorar a textura e o brilho e pode acrescentar outros produtos para potencializar o efeito mate. Talvez se ela tivesse uma quantidade moderada de álcool, o efeito mate seria superior para quem deseja um efeito maior.  Mas é uma boa opção para quem deseja usar uma loção leve para matificar a pele e fugir do álcool tradicional que pode sensibilizar peles mais sensíveis.

Não é extremamente matificante e nem é o tipo de tônico que irá limpar a pele com maior ênfase, mas agrada até as peles sensíveis e com tendência a rubor. Se a sua pele é do tipo oleosa e propensa áà acne, talvez ela não tenha efeito para seu problema. O cheiro desta loção é muito aprazível e tem boas cotações em blogs de beleza.

O Frasco vem com 200 ml e usando da forma que eu faço – sem almofadas de algodão – e apenas durante o dia, pode durar por 4 meses. Preço: 59,00.

Outras opções no mercado:

*Cleanance Loção Purificante Matificante, Avène: seria a minha primeira aquisição de loção bifásica, pois desde que usei o gel de limpeza desta linha eu gostei bastante. A Cleanance é uma linha de produtos voltados para peles sensíveis, oleosas e problemáticas:

V2

São duas fases, a líquida que tem ação anti-inflamatória e calmante, contendo água termal e zinco; ácido salicílico, que purifica a pele e evita comedões e cravos;  sebo regulador, com extrato de cucubita pepo. A fase sólida contém pós absorventes de óleo e matificantes como caolin e sebumase. Possui 10% de álcool para ajudar na purificação da pele – uma quantidade que a empresa considera baixa para uma loção tônica, mas é tudo depende de como a sua pele pode reagir. Tem ação corretiva dos poros.

Frasco com 200 ml e o custo mais elevado que a L’Occitane. Na faixa de 75,00.

*Tônico Oily Solution, Adcos: limpa, purifica e controla o brilho. Contém zinco e extrato de aloe vera para ação purificante, além de vitamina E para proteger a pele dos efeitos dos radicais livres:

V3

A fase matificante ocorre por meio da ação da argila, que tem alto potencial de absorver todo o brilho da pele e pruficar, aliás, a argila pode secar a pele demais. Não leva perfume, mas há uma quantidade de álcoo – não achei a lista de ingredientes para saber se é alta ou baixa. Dificilmente consigo levar a sério as resenhas de produtos da Adcos, são tão similares ao material de divulgação da empresa e sugiro testar nas lojas da empresa e analisar os eu poder secativo. 

Frasco com 240 ml. Preço: 69,00.

*Rare Earth Pore Refining Tonic, Kiehl’s: a Adcos deve ter se inspirado nesta loção, que possui argila branca (caolin) como removedor do excesso de brilho da pele. A promessa é de um efeito mais fosco por horas e refinamento dos poros, pois também tem silicas:

V4

De fato, esses pós de argila conseguem suavisar a aparência dos poros, mantendo um toque mais sedoso sobre a pele. Eu nunca usei produtos com pó de argila, não posso afirmar se fica uma sensação “pesada”, mas pelo o que eu tenho lido, não ocorre. Também contem alantoina e ácido salicílico como ação bactericida; hamamelis e zinco para efeito sebo-regulador, porém, o segundo ingrediente da lista é o álcool denat. Se a sua pele é muito sensível, talvez você prefira tentar outra opção.

Frasco com 250 ml. Preço: 96,00.

*Pureness Anti Shine Refreshing Lotion, Shiseido: a linha Pureness é bem interessante – ainda não a conheço pessoalmente, mas desejo testar algums produtos – pois ela parte do princípio que a pele mista/ oleosas sofrem tanto do excesso e óleo quanto da falta de hidratação e ocorre que alguns produtos podem melhorar o brilho, em contrapartida, ressecar ou não prevalecer na hidratação. Assim, Pureness, purifica e equilibra a pele para torná-la mais saudável e corrigir imperfeições:

V5

O tônico da linha conta com ingredientes como extratos botânicos, ácido salicílico e pó de silica para absorver o excesso de óleo, prevenir inflamações – há tabém licorice – e também manter a pele com aparência natural e hidratada. Mais uma vez, há a presença de álcool como um dos principais ingredientes nesta fórmula.

Frasco com 150 ml. Preço sugerido: 104,00.

*Elixir White Whitening Toning Lotion, Shiseido: nas minhas resenhas sobre clareadores eu cometei sobre a Elixir White, e este produto, além de prevenir manchas e inflamações por meio do ácido tranexâmico, tem quantidade de pó sebo-regulador, para tornar a pele mais clara, translúcida e com melhor aparência. Tem ação hidratante pela ação da glicerina e do extrato de colágeno:

V6

Frasco de 165 ml. Preço médio: 110,00.

*Infinity Primal White Essence C, Kosé: outra linha que beneficia a ação clareadora da vitamina C derivada (AA2G), suprindo a produção de melanina e grande quantidade de pó de sílica para regularizar o brilho:

V7

Contém álcool entre os primeiros ingredientes, mas há também grande quantidade de extratos naturais e agentes hidratantes, como glicerina, colesterol, para suavizar e manter a umidade natural da pele.

Frasco de 160 ml.

*Pure Focus Toner Mattifying Purifying Oyli Skin, Lancôme: purifica, refina os poros e remove o excesso de brilho, pois contém sílica e caolin para absorver o óleo e agentes como zinco, ácido salicílico, glicerina, entre outros, para inibir a produção de sebo e evitar o acúmulo de bactérias causadoras de espinhas e cravos. Contém um ingrdiente exclusivo de favos d emel para reter o óleo dos poros, porém, álcool denat é o segundo ingrediente da fórmula:

V8

Frasco de 200 ml. Preço médio: 142,00.

*Anti-Blemish Solutions Clarifying Lotion, Clinique: quem já conhece os três passos da Clinique, há a linha Anti-Blemish Solutions voltada para peles oleosas e com tendência à acne. Está loção segue o mesmo princípio dos três passos tradicionais: 2º etapa nos cuidados para purificar, eliminar as células mortas, além de controlar a produção excessiva de óleo:

V9

O principal ingrediente é o ácido salicílico que esfolia gradativamente a pele junto com o acetyl glucosamine e hamamélis, purificante e adstringente; pós de sílica e bário vão absorver a oleosidade da pele; umecatantes (glicerina e sorbitol) para hidratar e evitar possíveis irritações causadas pelo álcool do produto – sim, quem já usou a loção esfoliante da Clinique sabe que elas levam grandes quantidades de álcool denat, que no meu caso, tornou a minha pele avermelhada.

Frasco de 200 ml. Preço: 78,90.

Se antes eu não abria mão de usar uma loção tônica, a adesão de pó sebo-regulador torna o produto ainda mais interessante. Praticamnete quase todas levam grande quantidade de álcool – 20 a 40% de álcool pode ser facilmente encontrado em fórmuals americanas, mas nas loções asiáticas pode ser bem reduzida. Sugiro a leitura deste link que comenta um pouco sobre a presença de álcool nos produtos asiáticos.

Mas você poder reconsiderar caso tenha a pele muito sensível. A minha pele é sensível, mas eu, raramente, tive problemas com álcool na fórmula. É muito subjetivo.

Pretendo experimentar outras fórmulas e encontrar uma condizente com as minhas necessidades. E você já usou alguma dessas loções ou outra que eu não relacionei? Quero ler a sua experiéncia e indicação.

17 Respostas to “Loções Purificantes Bifásicas”

  1. Carla Adriana 27 de dezembro de 2011 às 0:51 #

    Fernandao,Eu uso a loção beatriz da Dermatus diariamente e segura muito bem a oleosidade da minha pele durante o dia todo. Já comentei aqui com vc sobre essa loção mas parece que vc não se adaptou a ela, em mim ela é fantástica, tem ácido salicilico na fórmula e outras substâncias deixando minha pele livre da oleosidade e sem ressecamento. Mas agora fiquei com vontade de experimentar o Elixir White Whitening Lotion da Shiseido, essa loção teria a mesma fidalidade da Curel whitening lotion ou do sofina whitening lotion ?

  2. Nando Goober 27 de dezembro de 2011 às 1:05 #

    Carla,Eu já usei a loção, mas foi há muito tempo. Eu acho aquele álcool desnecessário. Muito forte. Deixava até a ponta dos meus dedos ressecados. É o mesmo caso da loção esfoliante da Clinique.As loções bifásicas são diferentes, porque elas têm uma fase liquida e outro com pó. Nem todas são com álcool. Então, o poder mate delas está no pó.. não necessariamente em outros ingredientes. A Elixir é u tônico clareador, não e tão similar a Curél porque são ingredientes diferentes. Mas em tese, são para prevenir manchas. A Elixir tem o pó que vai ajudar no poder de controlar o brilho, a Curéll, embora tenha a versão light para ples oleosas, seria apenas uma loção que não vai tronar a pele oleosa., mas não há agentes sebo-regulador.o Arlon compartilhou este link que explica um pouco sobre o uso de álcool em cosméticos:http://www.cosmeticscop.com/cosmetic-ingredient-dictionary/definition/53/alco

  3. Pri 27 de dezembro de 2011 às 15:24 #

    NandoGostei dessa loção que vc usa da L’occitane …..Onde vc comprou?achei interessante a proposta e agora nesse inicio de verão as temperaturas tendem a subir cada vez mais, não dá p usar muita coisa de dia no rosto.Gostei de varias aqui na verdade kkkkk…da Clinique tenho muita vontade de usar aquele tres passos, mais até momento não tive coragem de investir, pq achei que seria forte demais .quem sabe neh …..Essa loção Beatriz que Carla Adriana falou , já ouvi falar muito mais nem sabia p qual finalidade usaria sabe, agora achei interessante dependendo do tipo de pele neh, pq eu acho que as sensiveis não pode usar tudo …..bjokas

  4. Vanessa Reis 27 de dezembro de 2011 às 17:56 #

    Da linha Rice, da L´Occitane, tive o sabonete líquido. Foi bom e apenas isso. Não ressecava a pele, mas também não fazia nada além de limpar. Ok, a função do sabonete é limpar, mas bem que ele podia dar uma matificada na pele, né?Sou louca pra testar a loção Cleanance, da Avène. O gel de limpeza é bárbaro. Acho que a loção não deve ficar atrás.Da linha Pureness, da Shiseido, eu tenho a espuma de limpeza e é a coisa mais fantástica que já vi. Limpa sem ressecar e deixa a pele livre de brilho por horas. Um tiquinho de produto faz uma espuma fora de série. Virei fã da marca e pretendo comprar mais coisas deles, como o óleo de limpeza.Essa loção da Clinique eu já usei. Também usei aquela rosinha, número 3. Não vi diferença entre elas. São fortes sim, mas não ressecaram minha pele, que ficou macia e fresquinha. Mas é aquela: minha pele é super oleosa e só usava a loção à noite, antes do hidratante.

  5. Nando Goober 27 de dezembro de 2011 às 18:14 #

    Pri, A Loção eu acabei ganhando de um amigo, porque eu fui com ela no shopping e fiz personal beauté dele, ajudando-o a cuidar da pele.. level ele em algumas lojas para comprar limpador, loções, azelan.. e ele adquiriu a L’Occitane. Vende nos shopping mesmo. De todas, é a mais em conta e a mais leve. Eu gosto, embora acredite que não deve ser a mais forte de todas no quesito matificação. Tenho vontade de testar a Cleanance e as asiáticas. Clinique não dá para a minha pele, embora seja muito oleosa, também é muito sensível A loção regular 3 e 4 deixaram a minha pele avermelhada. A loção Beatriz tem o mesmo efeito da Clinique: purifica e esfolia a pele. Mas eu achei fortíssima. Quado usei, era uma vez por dia, sendo que na primeira semana, alternei. Só que eu acho um absurdo de cara, sempre foi..

  6. Nando Goober 27 de dezembro de 2011 às 18:20 #

    Vanessa,Obrigado por compartilhar sua opinião.Eu gosto d alinha Cleanance, o gel é muito bom. A loção eu tenho vontade de usar, embora tenha pouco álcool, teria que ver se a minha pele se dá bem. Tenho curiosidade de usar alguns produtos da Pureness, entre eles o foam… já li que alguns acham que limpa demais; outros que pode dar efeito rebote.. mas ainda vou testar outras linhas antes.. estou esperando um kit da Aqualabel. Tem gente que ama os três passos da Clinique, eu só usei a loção 3 e 4 e aversão masculina, mas sempre deixou a minha pele avermelhada, mas não ressecou – eu, como você aplicava produtos para contornar isso logo em seguida e só usava á noite…. … mas o resultado esfoliativo é ótimo.. pena ter tanto álcool… mesmo minha pele sendo mega oleosa, sofria… mas não conheço a nova versão da loção.Não usei nada, além da loção, da linha Red Rice.. mas acho que é para uma pele mista ou não muito oleosa.. eu acho a loção bastante suave… mas como meu problema não é espinha, só o brilho excessivo.. estou gostando..

  7. Carla Adriana 27 de dezembro de 2011 às 18:23 #

    Vanessa Reis…Desculpa perguntar..mas seu nome deixou-me curiosa..vc por acaso é a Vanessa Reis que estudou no colégio Objetivo Paulista nos anos de 95-96-97 ?

  8. Vanessa Reis 27 de dezembro de 2011 às 19:01 #

    Oi, Carla. Não sou essa Vanessa Reis não. Aliás, eu mesma conheço várias Vanessa Reis além de mim. rs

  9. Pri 28 de dezembro de 2011 às 10:34 #

    Nando, A sim , dei uma pesquisada achei essa loção, no proprio site deles vendem, é realmente esse preço, achei barato até comprado a muitos produtos Cleanance deve ser boa mesmo , tem ser boa mesmo, pq preço é mais carinho nehAgora nando os produtos asiaticos devem ser tudo neh, uma pq vc já usa alguns e gosta, e outra pq não achei os preços tão absurdos como aqui (de algumas coisas claro)Da Clinique nunca usei nada, mais pelo o que eu vejo deve ser forte , isos me dá medo de usar, mais nesse verão a pele fica tão oleosa , que é de se pensarQuero investir numa loção ou tonico que ajude na oleosidade .bjokas

  10. Camila 28 de dezembro de 2011 às 22:01 #

    Nando, queria te perguntar duas coisas (desculpe-me, nada a ver com o post): vc falou em outro post sobre a utilização da nicotinamida preventivamente. Como vc faz? A outra e uma dica sobre o que utilizar para evitar a folicutlite após o barbear sendo a pele oleosa e sensível…

  11. Nando Goober 29 de dezembro de 2011 às 11:08 #

    Camila,Si, eu uso um gel com nicotinamida 4% na zona T para prevenir acne e aplico na área da barba para prevenir foliculite. Outro ingrediente adequado, talvez até melhor, é o ácido salicílico, porque ale´m de esfoliar a pele – o que evita a queratinização e pode atrapalhar o crescimento dos pelos – também é anti-inflamatório. Eu aplicava a loção tônica com este ingrediente na área da barba.

  12. Carla Adriana 29 de dezembro de 2011 às 12:40 #

    Fernando,Dias atrás alguém no seu blog perguntou sobre protetor solar para a área dos olhos, eu indiquei o Clarins sun wrinkle eye control FPS 30. Pois bem hoje usei pela primeira vez e vou relatar o que achei do produto: veio a embalagem nova amarela (antigamente era branca), o produto é muito fácil de aplicar, é bem fluído e some rapidinho, não fica com aquele aspecto branco, não arde, mas achei que ele deixa a região dos olhos muito seca, estou sentindo a pele ressecada nessa região. Todos os dias eu aplico o melora C olhos e sempre deixou minha pele muito hidratada sem ficar melecada, hoje às 8 hs passei o protetor da Clarins nos olhos por cima do melora C e às 10:30 sinto um certo repuxamento na região, tenho até a impressão que vai rachar a pele de tão seca que está e sinto a necessidade de hidratar urgentemente.

  13. Adriana Prado 2 de janeiro de 2012 às 16:55 #

    Acho interessantes produtos com esta proposta, mas loção especifica acho que nunca usei. Minha pele é mista e percebo que piora com alguns produtos. Confesso que estou esperando aqueles dias beemmm quentes pra ver o comportamento da minha pele com os produtos que estou usando no momento. Talvez adquira um produto como a loção Kiehl’s, já li comentários positivos sobre ela. Bem, vou acompanhando suas experiências, com certeza vão me ajudar muito, como sempre.Beijo

  14. Nando Goober 3 de janeiro de 2012 às 11:45 #

    Oi Carla,Serio? Mesmo usando com Melora C? Mas ele tbm é hidratante.. só se foi por causa dos filtros minerais presentes nele. Vamos ver se o Pedro pode te orientar aqui – ele usa ou usou este produto- vou falar com ele..

  15. Nando Goober 3 de janeiro de 2012 às 12:02 #

    Carla, o Pedro comentou que não ressecou, mas afirma que ele é matificante. Eu acredito que possa ter sido devido aos filtros minerais nele.. o óxido de zinco é adstringente. Eu não uso meus filtros asiátiocs na área dos olhos, agora estou usando um Anthelios 50, tenho várias amostras. É muito louco, porque estava usando a msm produto, só que na versão FPS 30 e deixava a área toda brilhosa!! A versao 50 fica intacta!! Vá entender!

  16. Carla Adriana 3 de janeiro de 2012 às 12:45 #

    Oi,Nando!Experimentei usar o filtro da Clarins para os olhos sozinho (sem melora C por baixo) e continuou ressecando, deu até aflição em ver a região dos olhos ressecada. Fiquei tão decepcionada, pois buscava um filtro para a regiao dos olhos com fator de proteção alta, que não ardesse, nem ficasse oleoso e tb não muito seco e nao queria usar os filtros asiáticos por serem matificantes demais e apostava nesse da Clarins. Esse Anthelios 50 que vc usa é específico para os olhos ou é filtro normal de rosto? Não arde os olhos?

  17. Nando Goober 8 de janeiro de 2012 às 14:52 #

    Carla,Eu acho que nem existe filtro específico para área dos olhos no Brasil.. só produtos com FPS.. e eu acho que já teve um bastão com FPS, mas não lembro. Eu uso filtro facial mesmo. O Anthélios FPS 50 não irrita a minha pele.. pelo menos o que eu estou usando. Já tive problemas assim com outros. Eu aplico o Velouté 50, mas o Velouté 30 era horrível, deixava a pele muito oleosa, mesmo na área dos olhos. Provavelmente a reação que você teve foi por causa do filtro físico.

Comentários encerrados.