Rotina de Beleza dos Asiáticos ou vamos “fazer a asiática”?

23 dez

Untitled-1

De uns tempos para cá eu mudei meus hábitos de skin care, adotando alguns métodos que aprendo observando os hábitos de beleza dos asiáticos. E tenho que admitir que é como se eu reavaliasse minha rotina de beleza. Antes, eu me preocupava apenas com limpeza, proteção solar e cuidados noturnos, que se resumiam a usar um ácido e um antioxidante, como a vitamina C. Nada mais. Com o clima quente em quase todas as estações, pelo menos para quem mora no Rio de Janeiro, eu achava inviável usar outros produtos.

Confrontar com uma nova cultura e um novo modo de pensar num “ritual” de beleza ajudou-me a mudar também meus hábitos e até mesmo algumas “neuras”.  Comentarei sobre isso em tópicos: 

1 – Dupla Limpeza (Double cleansing): método eficiente de higiene usado pelos asiáticos para remover filtros, maquiagem e até sujeira. Já escrevi em uma resenha sobre o método, mas tenho que confessar que tive certa resistência – percebi que vários leitores também quando eu recomendei o método para retirar filtros. Eu passei muito tempo acreditando que eu se eu lavasse demais a pele poderia ter efeito rebote e desencadear mais oleosidade e espinhas. Porém, mesmo sendo “correto”, a oleosidade e as espinhas surgiam como de costume.

Logo assim que eu adotei meu primeiro filtro solar japonês eu usava um demaquilante nacional e um sabonete em barra, de uma linha muito recomendada por dermatologistas. E era chato limpar a pele duas vezes seguida. Sentia que ficava “limpa” demais, a ponto da pele se tornar opaca, sem vida. Na mesma época me defrontei com os estudos da Dra Baumann que me alertou para manter sempre a proteção natural da pele e evitar inflamações. Minha primeira preocupação foi com a higiene da pele: remover além do excesso de sebo, as gorduras naturais que forma a barreira cutânea. Foi a luz para adquirir limpadores asiáticos como óleo e sabonetes e testar mais uma vez a dupla limpeza, mas desta vez usando produtos mais pertinentes. A chave do cofre de ouro!!!

Vccvcvcvcver4

A oleosidade não piorou; não tive espinhas, só uma pele mais limpa, brilho equilibrado, nada de ressecamentos ou irritações. E cada dia eu fico encantado com este método conforme adquiro novos produtos de limpeza. Digo com todas as letras que, mesmo usando um filtro não muito aderente e até nacional, usaria a dupla limpeza para retirá-lo. Começo a questionar se minhas espinhas esporádicas não foram ocasionadas também por limpeza inadequada. Antes eu usava um sabonete, seja em barra ou líquido, e arrematava com um tônico para complementar a limpeza. E sofria com brilho eterno e acne, mesmo usado dos melhores –segundos os dermatologistas – limpadores vendidos no mercado para o meu tipo de pele.

O uso de um óleo de limpeza foi uma etapa que eu tive que derrubar alguns mitos: usar óleo numa pele muito oleosa? Comentei aqui sobre isso e não vejo ingrediente melhor para limpar filtro, maquiagem e até o próprio sebo. Mitos e neuras do passado foram dissipados! Adote a dupla limpeza na sua vida, com produtos adequados, e a própria natureza da sua pele muda de forma positiva.

O próximo passo que eu pretendo experimentar são as redes faciais (face net ou foam-forming net) de tecido para criar espuma. Os asiáticos gostam muito de criar uma espuma cremosa nas mãos e aplicar no rosto – não aplica o produto diretamente na face e massagia até criar espuma. Segundo este texto é preferível a espuma cremosa para evitar o atrito dos dedos sobre a pele e que pode ocasionar rugas – será? Não levo isso a sério!! Mas sigo um modo mais suave de massagear a pele em movimentos circulares e ascendentes que explicarei mais a frente.

Para facilitar a produção de uma espuma abundante, você pode formá-la com um sabonete cremoso ao massagear a mão com água; usar espuma facial que são direcionadas em spray; usar uma espoja para formar espuma ou usar uma rede de tecido:

Face

Basta apenas acrescentar seu sabonete (líquido, gel, barra..) na rede, adicionar bastante água e massagear para formar uma espuma rica. Seria similar ao uso de buchas vegetais ou esponhas que você esfrega um sabonete para criar espuma. A diferença é que a rede tem um “anel” que basta você puxar com os dedos e toda a espuma se concentra na plama da sua mão e esta pronta para aplicar suavemente sobre a pele:

Vvnvnvnvvnvn

Neste blog ensina como fazer uma rede facial em casa. Mas são tão em contas os kits com essas redes que eu prefiro comprar algumas para testar. Como eu uso um foam que forma uma espuma tão agradável, eu sinto que lavar a face com algo assim é muito melhor e mais suave.

2 – Técnica de “camadas” (layering): basicamente são sobrepor vários produtos na pele. Mas quando eu digo “vários produtos”, escrevo com razão. Por muito tempo, aprendemos pela indústria da beleza – Helena Rubinstein, Clinique.. – a ter uma rotina que implica em “limpeza – tonificação – hidratação”. Isso pelo modo mais básico, pois ainda incluímos proteção solar e nutrição.

A Técnica de “camadas” não tem mistérios e pela rotina de cuidados de vários leitores eu percebo que são até semelhantes. Você aplica vários produtos sobre a pele em “camadas”, tudo de uma só vez, mas seguindo a regra de adicionar do mais leve para o mais pesado, assim facilitar a absorção de cada um – pelos vídeos de tutoriais que eu vejo, praticamente elas não esperam que cada produto seja absorvido para aplicar o proximo. Os principais cuidados dos asiáticos são:

*Limpeza: pela manhã apenas um limpador suave, a base de espuma ou gel para purificar a pele. À noite são usados dois: um removedor de maquiagem à base de óleo e um sabonete, como uma espuma de limpeza. A dupla limpeza já relatada no primeiro tópico.

*Loção (equivalante ao tônico): também conhecida como “condicionador” (conditioner) ou “amaciador” (softener): suavizar, tratar, hidratar, preparar a pele para outros cuidados.

*Essence (sérum): tem a mesma função da loção, mas costumam ser mais concentrados e depende da necessidade de cada um. Podem ser aquosos, cremosos, similares a um gel. São bastante usados para clareamento da pele e hidratação.

*Emulsão (equivalente a nossa loção hidratante, só que mais líquida): essa etapa pode ter vários produtos, tendo uma ou mais tipos para fechar o tratamento – emulsão I, emulsão II – que são aplicadas em camadas. São usadas como hidratantes, mas a primeira pode ter uma consistência menos viçosa que um creme – loção líquida ou leitosa (milk) – e serve equilibrar a umidade da pele e segunda pode ser um pouco mais  encorpada ou cremosa para “selar” o tratamento de beleza.

*Filtro solar: item essencial para os japoneses. Nesta etapa também podem ser adicionadas as bases, os pós faciais, os corretivos de manchas e os blemish balm cream (BB cream).

*Outros produtos de beleza específicos podem ser usados como cremes para a área dos olhos, lábios, um anti-acne, máscaras de beleza  – uma febre também, pois são em tecidos e umedecidas com ingredientes que podem variar conforme a indicação – usadas 1/ 2 vezes na semana.

Uma pesquisa da Shiseido (fonte: The Wall Stree Journal) para avaliar a diferença no mercado consumidor de produtos de beleza no Japão comparado com os EUA, verificou-se que “quase 69% das mulheres japonesas usam limpadores, tônicos e hidratantes religiosamente à noite, em comparação com apenas 17% das mulheres americanas”. Outra diferença é que a japonesa gasta 60% de seu orçamento em cosméticosde skin care contra 30% das mulheres americanas.

Recentemente, The New York Times publicou uma matéria que relata como os hábitos de beleza orientais estão influenciando o ocidente. Comentou-se, por exemplo, sobre a rotina cuidadosa em busca a pele perfeita que:

“… como regra geral, eles usam menos base e maquiagem e se preocupam mais com a pele clara. Assim, os asiáticos usar um limpador, exfoliante, tônico, máscara, firmador da pele, soro clareador e hidratante na rotina de cuidados. E também adicionam um fator de proteção solar por cima de tudo isso, sem temer ter a pele muito hidratada.”

Cansou?? Na rotina diária de uma asiática você pode se deparar com 10, 12 ou mais produtos só para o ritual diurno!!  Creio que muitos já assistiram este vídeo da Fuz ficou famoso na web.

Eu penso que seja possível usar tantos produtos porque a formulação dos cosméticos asiáticos são maravilhosas: texturas mais leves – alguns levam bastantes silicones, o que torna ao acabamento melhor – e pensados para este “ritual”. Nada muito pesado, oleoso ou seco ao extremo. Muitas linhas de produtos são adequadas para o layering e levam ingredientes ativos semelhantes para evitar possíveis reações adversas. 

Outra caracteristica é que é um povo com um tipo de pele muito reativa a reações alérgicas, então, os ingredientes são pesquisados e avaliados para evitar possíveis irritações. Mas, particularmente, não consegui me adequar totalmente à técnica de camadas.

Primeiro que o clima do Rio me desanima para usar muitos produtos sobre a pele; o tempo consumido com isso – li que a média é de 10 minutos, eu acho impossível!! – com metade de produtos usados na minha rotina e eu demando 30 minutos ou mais. Mas eu gosto do “ritual” e não me preocupo em gastar um tempo observando minha pele e tratando-a, até dispareço dos problemas cotidianos quando tenho esse momento voltado para mim – não admito nem ser perturbado quando estou fazendo isso.

Mas o principal problema é que a minha pele não aceita muito bem o uso de vários produtos, mesmo leves e sem óleo, sobre ela. Alguns pontos na face podem inflamar e até descobrir qual produto – ou quais – possa ter ocasionado isso eu tenho que alternar tudo.

Eu faço assim: limpeza + loção + essence + filtro (dia)/ limpeza + loção + tratamento + emulsão. Quatro produtos na minha rotina. Claro, se eu for adicionar só para área dos olhos, acrescentaria mais dois. O que já é muito! Eu só usava: limpeza + filtro (dia)/ limpeza + tônico + tratamento (noite).

A técnica de “camadas” ajudou-me a inserir em minha rotina o uso de um sérum anti-idade diário e tônicos faciais em vários etapas que eu posso alterná-los (matificantes para o uso diurno e trataneto para o uso noturno). Seria impossível adaptar o layering usando a maioria dos produtos vendidos aqui. Com muito menos, só com três produtos da linha Normaderm eu já tive problemas com oleosidade e acne. O melhor de tudo é que o filtro solar asiático acaba “blindando” todos os outros produtos e segura o brilho posterior a qualquer um desses itens.

Desta técnica de camadas, eu poderia citar:

*Loções: como comentei, o uso de um tônico na minha rotina era algo indispensável para complementar a limpeza. Quem usa muito filtro solar percebe que após lavar o rosto apenas com um sabonete, ao aplicar algodão com tônico, pode observar resquício de sujeiras nele. Um fiasco essa conclusão. Hoje avalio que a limpeza inicial não foi bem sucedida. Dispensei o tônico como uma etapa de limpeza e aceitei-o como um complemento para tratar a pele.

Images

Os japoneses usam loções – que seriam o equivalente aos tônicos ocidentais – como um passo após a limpeza. No site da Ratzilla explica muito bem sobre isso. E deixa claro que eles não são feitos para remover maquiagem, sujeira, fechar os poros (como são vendidos aqui com função adstringentes), mas para suavizar/ amaciar a pele após a limpeza.

São práticos e podem ter outras funções de tratamento dependendo do ativo: hidratar, clarear, proteger, equilibrar, etc. E devem-se observar as indicações dos tipos de pele, que variam de acordo com o grau de leveza e hidratação do produto. Sim, pois mesmo que ela tenha um tipo I, light ou fresh – que seria para uma pele oleosa, combinada, propensa à acne – pode ter um nível suave de hidratação. Os asiáticos não gostam de pele esturricada de seca, preferindo um aspecto de pele hidratada. E junte tudo isso numa loção tão leve que parece água!!

Eu adquiri varias loções e uso-as em dias alternados e em etapas diferentes: equilíbrio do brilho, hidratar, prevenir manchas, etc. A praticidade desses produtos é incrível – basta uma loção para ter vários benefícios – sem falar no custo e benefício. Sugiro a leitura deste texto que fala sobre as loções clareadoras vendidas no Japão. Concordo quando se refere às loções para melhorar os resultados no protocolo de clareamento.

O método de aplicação eu também mudei: abandonei as almofadas de algodão vendidas no Brasil, que, diga-se de passagem, são péssimas. Mesmo os discos de algodão da J&J esfarelam, absorvem demais da loção, desperdiça e ainda por cima, pode arranhar a pele e irritá-la. Eu aplico sobre a palma da mão e massageio a pele suavemente; aplico diretamente no dedo, em gostas, e passo sobre a pele, como se aplicasse um loção hidratante de maior consistência. E adiciono leves batidas com os dedos para que o produto seja absorvido. O produto rende mais e eu tenho a certeza que apliquei em todas as áreas desejadas: 

Cbcbcbcbcbcb

Se for o caso de usar algodão – e que seja os vendidos no Japão que parecem tecidos de tão leve – você pode despejar algumas gotas e tocar levemente a pele, sem esfregar, para o produto ser absorvido. Faço desta forma quando uso algodões vendidos aqui e não tenho mais rubor após isso. O método de usar tônico com pressão e movimentos para retirar sujeira da pele só servia para torná-la mais avermelhada. Em hipótese alguma eu fazia isso com aquela loção alcoólica dos três passos da Clinique, embora eu veja alguns usuários usando-a desta forma. Aquilo simplesmente tornava a minha pele “rosada”.

Os japoneses também costumam encharcar várias almofadas de algodão com loção e deixan sobre a pele por alguns minutos como uma “máscara caseira”. Ma eu nunca fiz isso e receio desperdiçar meu líquido precioso!

*Essence: conhecidos como soros, são produtos mais leves em textura – alguns são tão líquido que você precisa aplicar rapidamente na face – mas com altas concentrações de ativos, o que permite ser usados com outros produtos, de preferência após a limpeza e tonificação e antes de produtos mais densos, como as emulsões e filtros (seguindo a lógica de aplicar do produto mais leve para o mais pesado, ou um irá atrapalhar a absorção do outro, como já expliquei).

Eu prefiro os serum que contenham ingredientes antioxidantes e também busco inserir outro serum que tenha agentes preventivos de inflamações. Era um hábito que eu não fazia, achando que poderia ter o mesmo benefício com alguma loção anti-idade. Só que a cosmética de um serum é mais agradável e praticamente encontramos esse tipo de produto em várias linhas ocidentais.

3 – Massagem facial: não basta sair aplicando camadas e camadas de produtos sobre a pele, os japoneses fazem isso com vigorasa técnica de massagear a pele para melhor absorção de cada produto e, acredite, evitar rugas e flacidez!

Quando comecei a cuidar da minha pele, folheando algumas revistas, eu li uma matéria com uma esteticista japonesa, acredito que seja a Chizu Saeki (famosa no Japão por sua técnica de massagem facial), ensinado algumas técnicas de como aplicar corretamente produtos de beleza. Consistia em movimentos com as mãos para melhor absorção dos ingredientes. Também se aplicava leves batidos com as pontas dos dedos. A esteticista ensinava que assim, alem de ajudar na penetração dos ativos, melhorava oxigenaçã, firmeza e atenuar linhas de expressão.

Com relação à oxigenação, segue o principio básico da massagem linfática: ativar a circulação sanguínea e os fluxos linfáticos. E os movimentos ascendentes, de dentro para fora, ajudam a tonificar a pele por serem favoráveis aos músculos faciais.

Um tutorial básico disponibilizado pela Chizu Saeki para quem qusier se aventurar:

Dscn3174

Se isso funciona mesmo? Não posso afirmar, não tenho pesquisas sobre o tema, mas sou descrente nisso, mesmo pela razão que a musculatura facial é favorecida pelo bom funcionamento das fibras elásticas. A massagem facial não chegar a movimentar tanto a contração muscular – ao contrário dos movimentos ocasionados da mímica diária, estes sim, podem com o passar do tempo formar linhas e rugas. O que deve proprocioanr é melhor tonicidade que proporcionará uma aparência melhor.

Mas o que eu evito é movimentos que possam franzir a pele e procuro massageá-la até notar que o produto foi bem absorvido, mas sem esfregar com muita força. Não é novidade que o segredo das geixas é evitar o máxima a contraçao facial e criar linnhas e vincos dinâmicos. Então não é nenhuma surpresa a forma como os japonses aplicam seus produtos e o uso de massagem facial para tornar a pele mais radiante. Eles gostam de “rituais” e terapias relaxantes, pode soar estranho para quem vive muito ocupado e sequer dedica algum tempo para práticas físicas. 

Um cuidado que eu tenho na hora de aplicar um produto para a área dos olhos é  massager de forma cirula no sentindo contrário a formação de linhas:

Olhos

Mas um exemplo de como os japonses são viciados em tipos de massagens para aplicar seus produtos, ée obsrvar nos tutorias  de produtos asiáticos, praticamente todos ensinam ténicas de como aplicar corretamente cada produto. Abaixo, um exemplo da linha Kanebo Blanchir Superior que msotra como massagear a pele com um Oil Cleanser:

Snsnsn

E como aplicar uma emulsão:

Cncncncncn

Então, manter aquela pele invejável não é tarefa das mais fáceis, requer tempo, dedicação e investimento. Mas pelo o que eu já li, manter uma aparência bem cuidada entre os japonses é mostrar respeito por sí e pelos outros. E eu concordo. Conheço muitas pessoas que investem dinheiro em produtos eletrônicos, até mesmo em roupas, mas não liga para a vaidade: pouco importa se oc abelo está arrumado, a barba feita, a pele bonita. E dizem: “Isso é futilidade!” Oi?! Você troca seu Iphone a cada atualização, mas usar um bom hidratante para melhroar essa pele escamosa é futilidade?

Finalizando, a principal diferença cultural nos cuidados asiáticos é a prevenção. É verdade, há uma busca por soluções imediatas para qualquer tipo de problema na vida, não seria difernete ems e tratando de beleza. Eu poderia citar u trecho do “The Wall Sreet” que diz: “A psique do consumidor americano é sobre uma solução rápida, e não sobre a prevenção. É tudo sobre ‘O que este produto pode fazer por mim agora?’

Claro que a rotina de beleza não se resume apenas ao uso de cosméticos, há o estilo de vida e, principalmente, os hábitos alimentares dos asiáticos para prevenção e cuidados com a pele, cabelo e corpo. Mas isso poderia ser assunto para outro post. Para saber um pouco mais da rotina de skin care asiatica sugiro a leitura deste artigo. Você também poderia compartilhar da sua rotina com todos os leitores. 

47 Respostas to “Rotina de Beleza dos Asiáticos ou vamos “fazer a asiática”?”

  1. Thaís 23 de dezembro de 2011 às 20:50 #

    Nando! Sempre com textos fantásticos! Parabéns! Sempre trazendo informações e novidades…Acho que a wish list de asiáticos está ficando extensa….hahahaBeijos

  2. Rosana 24 de dezembro de 2011 às 4:44 #

    Texto maravilhoso e detalhadíssimo para quem quer saber mais osbre os cuidados japoneses. Concordo com o que vc disse sobre os ocidentais acharem estes cuidados fúteis. Mas lentamente as coisas estão mudando… Além do mais, cuidar de si é um ato de amor e auto-estima e não tem coisa mais importante do que tratar bem a si mesmo. Quando estamos felizes conosco tbm seremos mais felizes e tolerantes para com os outros. já diz o ditado. Quem se ama, se cuida.

  3. Nando Goober 24 de dezembro de 2011 às 14:04 #

    Obrigado Thaís e Rosana,Um bom Natal para vocês!!

  4. Marilia 24 de dezembro de 2011 às 15:41 #

    Parabens Nando pelo texto excelente e esclarecedor. Também tenho há um tempo agregado etapas novas no cuidado da minha pele que nunca imaginei em tempos anteriores. E concordo com vc que esse tempo que dedicamos a nós mesmo é precioso, também nao gosto nem de ser importunada… Quando possível nos atualize sobre os seus produtos escolhidos, como sabe a curiosidade me corroi. Tenho a pele semelhante a sua, oleosa e sensível, porémm tenho bastante tendência a melanoses solares e manchas cicatriciais. Bjs e lindo natal a você. Marilia

  5. Camila 24 de dezembro de 2011 às 19:54 #

    Olá, Nando! Tenho uma duvida…Você ainda usa o ce ferulic da skinceuticals? Se usa, onde entra na sua nova rotina diária? E o acido noturno, seria depois da loção? Obrigada por todas essas novidades. Um feliz Natal e um 2012 de maravilhosas descobertas. Bis.

  6. Magda 26 de dezembro de 2011 às 1:27 #

    Oi, Nando! Qual você prefere entre o Curél e o hada labo? Quero comprar um dos dois… Tenho umas manchinhas vermelhas de acne. Também vou comprar o Bioré Skin Care Facial Foam Moisture, gostaria de saber se posso continuar usando o gel de limpeza avene cleanance… se sim, qual seria a ordem?

  7. Nando Goober 26 de dezembro de 2011 às 10:51 #

    Marília, obrigado.Pode deixar que eu vou estar sempre comentado da minha rotina.. Bjs e bom ano novo para você.

  8. Nando Goober 26 de dezembro de 2011 às 10:53 #

    Camila,Eu uso o sérum 10m também da Skincelticals. Eu uso apenas pela manhã: após limpeza – loção. Depois dele aplico só o meu filtro solar.À Noite eu faço a dupla limpeza, depois aplico uma loção e meus ácidos noturnos.Bjs e obrigado. Bom ano novo!!

  9. Nando Goober 26 de dezembro de 2011 às 10:57 #

    Magda,Eu tenho as duas, mas não posso afirmar em termos de resultados porque eu não tenho manchas. A Hada labo parece mais efetiva porque tem dois clareadores. Mas eu pretendo em breve testar algumas loções com ácido tranexâmico que atua também contra manchas inflamatórias. Alias, licorice também. O Bioré foma é um limpador e ele entraria no lugar do Cleanance.. ou você altenaria: um durante o dia/ noite.Bjs

  10. Magda 26 de dezembro de 2011 às 14:14 #

    Obrigada Nando!Atualmente estou usando o filtro sofina white para a limpeza noturna uso o mandom, mas já está quaaaase acabando… vou começar a usar o sofina jenne, usando só o Bioré foma já irá retirar todo o filtro, ou é necessário fazer a dupla limpeza? Se sim qual outro produto você pode me indicar para usar junto com o Bioré foma?Você pode me dizer para que serve o Kosé? Não conheço esse produto… você indicaria?Beijos

  11. Patricia 27 de dezembro de 2011 às 0:48 #

    Nando teu site é maravilhosos. Esse serum 10 deixa tua pele oleosa?Tenho pele oleosa, sensível e com tendencia a acne e gostaria de saber já que tua pele parece ser parecida com a minha

  12. Nando Goober 27 de dezembro de 2011 às 11:57 #

    Patricia,Muito obrigado!!O Sérum 10 cria uma película brilhosa, não chega a ser oleosa, mas me incomoda. Eu tento esperar uns 5 minutos para aplicar o filtro, pois a impressão que eu tenho é que ele demora para absorver. Quando aplico meu filtro Sofina, este camufla o brilho do sérum. Ele nunca me deu espinha, mas se não fosse pelo meu filtro solar eu não sei se ia usá-lo durante o dia.

  13. Nando Goober 27 de dezembro de 2011 às 12:03 #

    Magda,Embora não há a indicação de fazer dupla limpeza com o Sofina Jenne, eu prefiro manter meus cuidados assim. Acho mais eficiente para ter a certeza que todo o filtro físico foi embora. O Jenne tem bastante filtro mineral eu acho bastante aderente, principalmente se for comparar com filtros vendidos aqui. Eu tenho dois produtos para remover filtro: um gel á base de óleo da Kracie Purenavi e um Oil da Shiseido. Ambos são ótimos. Experimente o Oil junto com o Foam. As meninas do site Beleza e saúde estão adorando fazer a dupla limpeza com os dois produtos. Kosé é uma empresa de cosméticos. Qual produto que você gostaria de saber? Eu tenho comentado de vários produtos da Kosé. Acho que você deve estar se referindo aos clareadores. As resenhas sobre o tema eu cito alguns produtos da marca.

  14. Pri 27 de dezembro de 2011 às 15:35 #

    Nando, òtima Materia adorei a resenha como sempre nehMais sabe agora lendo seu texto e reparei que não foi só vc que mudou sua rotina de cuidados diarios, mais muita gente que te segue, que vc aconselha, ajuda, pq assim vc testa os produtos e fala p gente o que achou e se foi bom, assim acabamos mudando muita coisa na nossa rotinaMas lendo agora percebo como vc mudou p melhor em seus cuidados com a pele, isso é muito bom, vc realmente achou a fonte da beleza.Sabe ainda não usei nada asiatico, estou esperando chegar, mais fiquei bem em duvida dessa dupla limpeza viu, ainda mais usar “oleo” da pelel oleosa , aiiiiiii Nando fiuqei com medo, e agora vamos ver como vai quando eu começar aos meus “novos” cuidados, com os produtos novos …….Essa rede facial heinnnn, nunca ouvi falar disso , achi interessante , inda mais agora que vc explicou bem :)bjokas adorei artigo 🙂

  15. Vanessa Reis 27 de dezembro de 2011 às 17:46 #

    Parabéns pelo excelente texto e obrigada por ser essa maravilhosa fonte de inspiração não apenas para mim, mas para muita gente que te lê. Infelizmente ainda não tenho nenhum produto asiático, pois estou esperando 2012 chegar para voltar a fazer compras internacionais, mas só de ler o que você conta é como se eu mesma estivesse usando. rs Doideira, né? Enfim, não vejo a hora de me cuidar de verdade. Sinto que grande parte dos produtos nacionais, e até mesmo dos americanos e europeus ditos “dermocosméticos”, deixa a desejar, ainda mais para quem tem a pele super oleosa como eu.

  16. Nando Goober 27 de dezembro de 2011 às 20:53 #

    Pri, mas você já leu as minhas resenhas sobre óleo de limpeza? O óleo não piora a oleosidade da pele, pelo contrário até retira muito bem. Além disso, há óleos de limpeza específicos para peles oleosas, com ácido salicílico e tudo. Minha pele hoje, com dupla limpeza, está melhor que quando usava limpadores como Normaderm e cia. A redinha é tipo aquelas buchas que samos no banho, só que você não usa o produto na pele, apenas a espuma que ela faz. Há também pequenas buchas para você criar espuma.

  17. Nando Goober 27 de dezembro de 2011 às 20:56 #

    Vanessa,Encontrando os produtos adequados, dá para montar um ritual interessante… só que eu não conseguiria fazer isso usando de cosméticos e dermo vendidos aqui… nunca consegui usar um hidratante facial na minha pele, por exemplo.. filtro solar SEMPRE tinha que aplicar sozinho, porque qualquer outra cosia por baixo dele já deixava um grude… o fiasco total foi tentar com o tri activ.. Bjs e obrigado..

  18. Thaís 27 de dezembro de 2011 às 23:37 #

    Oi Nando! Conta pra gente a sua experîência…estou meio confusa! Entre o ce ferulic? sérum 10? Phloretin Cf? Com qual vc fica? Beijos

  19. Patricia 28 de dezembro de 2011 às 2:13 #

    Nando, vi a renata do blog bule de beaute comentar que o único serum anti-idade que ela conseguiu se adaptar foi com CE Ferulic da Skinceuticals pois ela tem a pele oleosa e com tendencia a acne e rosácea. Fica a dica. Estou pensando em comprá-lo e assim que testa-lo te falo o que eu acei. Outra coisa … tenho uma pele oleosa, com tendencia a acne e sensível. Na classificação da dra leslie minha pele é oleosa, sensivel, pigmentada e com tendencia a rugas. tenho 27 anos e gstaria que vc indicasse um oleo de limpeza para o double cleasing que vou me aventurar fazer pela primeira vez. Ainda tenhoa uma cisma em resquiscios de oleo da pele de forma a propiciar inflamações.

  20. Nando Goober 28 de dezembro de 2011 às 10:59 #

    Thais,Eu só usei o Sérum 10 e o CE Ferulic. Como a minha pele não tem rugas, manchas ou flacidez, não notei diferença entre os dois. Porém, com o CE Ferulic eu tive manchas avermelhadas…. o Phoeretin eu penso em testar, mas a versão gel.

  21. Pri 28 de dezembro de 2011 às 11:03 #

    Nando,Não li a resenha sobre oleo , quero ver sim , mais eu tinha outra ideia sobre óleo mesmo, agora to vendo que pode ser usado , mais não qualquer um neh Interessante essa redinha mesmo gostei do “troço”Voce sempre mostrando muitas novidades p/ mim e a todas bjos

  22. Nando Goober 28 de dezembro de 2011 às 11:04 #

    Patricia,Eu já usei o CE Ferulic, mas embora ele não tenha me dado espinhas, a textura dele não é seca para pele oleosa. Eu só conseguia usar porque aplicava á noite. O Serum 10 eu já acho que fica com brilho e uso de dia porque meu filtro cobre o brilho dele.Eu só usei até hoje três tipos de óleo: dois da Shiseido e um da Kracie, em gel. Não fica resquício algum porque você vai enxaguar e após isso, vai lavar com um sabonete. Minha pele fica até mai sequinha que suando só um sabonete especifico para peles oleosas. Por incrível que pareça eu passeia vida toda fugindo de fórmulas com óleo e tive a pele sempre afetada por oleosidade e espinhas. Uso óleo de limpeza há seis meses ou mais e não tive uma espinha ou piora na oleosidade.

  23. Luciane Veiga 28 de dezembro de 2011 às 15:21 #

    Oi Nando!Mais uma matéria maravilhosa!Como sempre está de parabéns!Gostaria de dizer que testei uma loção da vitaderm com vitamina c e estou gostando muito,minha pele ficou ótima e não é oleosa,diz que é de vit.C em silício o que garante a absorção,depois vou procurar a fórmula e mandar pra vc,tudo que vem da vit.c é importante a gente testar.Vc conhece?Um feliz ano novo!muita paz,saúde e felicidades!Bjs

  24. Thaís 28 de dezembro de 2011 às 16:11 #

    Obrigado pelo help Nando!!!Acho que vou me aventurar no Sérum 10 mesmo…. Feliz 2012!!!Que vc continue nos ajudando na busca da "cutis" perfeita!!! haha Beijos  

  25. Adriana Prado 28 de dezembro de 2011 às 19:29 #

    Nando, parabéns! Você sempre com novidades, nos trouxe sua rotina com ótimas informações. Bem, minha rotina você conhece. Aliás, ela se deve muito a você. Obrigada! No momento tenho alternado alguns produtos pela manhã, após a loção, Derm Aox, Serum 10 e aquelas amostras que ganhei (serum Revaleskin Intense Recovery e Eluage Avene) Deixei para usar o Klassis quando os dias esquentarem mais. Mas, já estou quase usando estas amostras apenas no colo e pescoço e partindo para o Serum 10 e Klassis no rosto. Estou tentando também adotar a emulsão Sofina antes do filtro, mas às vezes me esqueço. Você acha que usá-la após o Serum 10 ou Klassis, por exemplo, é legal? Eu não entendi se você tem usado a emulsão Sofina durante o dia. Chegou a fazer isso ou estou enganada? Achou bom?Quanto ao número de produtos nos cuidados, tenho melhorado. Aplico a loção do kit Sofina, dou umas batidinhas para secar e o hidratante. Este deixo na pele por 15 minutos e só depois prossigo. Enquanto o hidratante vai sendo absorvido, faço outras coisas, como hidratar o corpo, os pés, arrumo o quarto… Minha dermato sempre diz que é o tempo necessário para o creme antes do protetor. Segue isso? Você acha realmente necessário? Sabe que confio mais nas suas pesquisas e experiências que na dermato. RsrsssQuantas perguntas… Fernando, e esta redinha? Eu quero uma, já disse pra Vânia. Mas vou tentar uma esponja de material parecido que temos no mercado. Beijo

  26. Nando Goober 28 de dezembro de 2011 às 19:51 #

    Luciane, Já li comentários, mas nunca experimentei. Estou com tantos produtos com vitamina C que nem consigo mais testar nada. Mas a Vitaderm tem formulações ótimas.. já usei muito um hidratante corporal com filtro físico, nossa.. era ótimo perto dos filtros vendidos no mercado atual.. e isso foi ha uns 13 anos.. depois comente o que achou.

  27. Nando Goober 28 de dezembro de 2011 às 19:52 #

    Thais, para você tbm!!Bjss

  28. Nando Goober 28 de dezembro de 2011 às 20:03 #

    Adriana, A emulsão sofina beauté é um hidratante noturno.. eu não uso de dia… com esse calor, só aplico tônico e meu serum 10, depois só filtro. De noite, alterno as duas loções clareadoras e meus ácidos. Se eu aplico mais de três coisas, minha pele fica problemática. Semana que vem devo alter meu sérum 10 com meu serum clareador Sofina. Tive que dar uma pausa nos testes…Oha, só se apessoa tiver mt tempo livre.. se você ver os videos, as asiáticas misturam tudo.. não fica esperando secar nada.. por isso aplicam do mais leve p mais grosso.. hidratantes, por exemplo, é melhor aplicar logo assim que a pele foi lavada.. aproveitando a umidade dela.. A única cosa que eu espero secar mais tempo é o sérum (5 minutos).. Vai depender muito da textura do creme.. no geral é o ultimo a ser aplicado.. se for uma rotina noturna.. Á noite, o que eu faço é: lavar o rosto e aplico o tônico.. daí, só quando vou dormir – isso pode ser umas três horas depois ou mais.. eu dou continuidade nos cuidados.. Mas de dia, eu saiu aplicando um por cima do outro, como nesta rotina são produtos mais leves (nada de cremes, emulsões…) não tenho problemas…A rendinha eu tenho que ver se a Vânia consegue uns kits dela.. alias, quero ela, pacotes de algodões e blotting papers.. mas você pode tentar com aquelas esponjas de tela vendidas no mercado.. só que eu ainda tenho que aprender para não desperdiçar… Bjs

  29. Pri 29 de dezembro de 2011 às 10:15 #

    Oi, Lucianetd bem?É esse o creme com vitamina C que vc usa?http://www.lojavitaderm.com.br/facial/hidranutri/intensive-complex-vita-c-42g…Pq eu vi ele numa farmacia da rede de supermercado, achei interessante , vitamina C , sempre instiga neh, conta p gente o que vc tá achando dele, se é oleoso ou não.bjokas

  30. Luciane Veiga 3 de janeiro de 2012 às 14:44 #

    Oi Pri!É esse mesmo que estou usando,eu fiquei maravilhada com a textura,não é nem um pouco oleosa e rende muito!uso de manhã e a noite,espalha bem,o cheiro é bem fraquinho,dá pra usar qualquer coisa em cima dele.Quanto a absorção da vitamina C não sei te explicar, só o Nando mesmo pra pesquisar e ver se essa vit.C em silício é mesmo bem absorvida pela pele,mas de tudo estou gostando bastante,e também tem ácido hialurônico também!Vale a pena testar!Feliz 2012!muita paz,saúde e felicidades!bjs

  31. Pri 3 de janeiro de 2012 às 15:39 #

    Oi, Luciane VeigaObrigada flor, muito bom saber que ele não deixa a pele oleosa (esse é o meu maior medo)kkkkkkk sabe como é neh, eu vi uma resenha dele no beleza e saude, me interessei na epoca sabe, mais depois acabei comprando outras coisas e acabou caindo em esquecimento, mais qdo vi vc citar, lembrei dele, já achei proximo de casa, to pensando em comprarp usar, já que logo chega meu protetor Bioré, tenho certeza que vou poder usar mais alguma coisas em baixo do filtro daí, pensei no serum Olay tbém flor, fiquei meio que na duvida, mais vamos ver depois te conto.Flor Feliz Ano Novo!!!!desejo a vc a todos do blog muita paz , saude , harmonia…..bjokas

  32. Helô 22 de setembro de 2012 às 21:57 #

    oi Nando! Adoro suas dicas! Posso usar o Purenavi make up cleansing oil e depois um sabonete de argila para remover o filtro solar da Bioré? é que eu dei o foam da Kosé para a minha mãe, por causa da greve dos correios…Outra perguntinha: uso a base antes ou depois do filtro?

    • Nando Goober 23 de setembro de 2012 às 12:29 #

      Pode, mas depende da oleosidade da sua pele, pois eu achei o limpador de argila muito secante… use um bom hidratante após. Base e pó apos o filtro..

      Bj

      • Helô 1 de outubro de 2012 às 21:16 #

        oi Nando! Só hoje vi sua resposta! Obrigada! Bj.

  33. Marise 20 de dezembro de 2012 às 11:37 #

    Nando,tudo bem? Parabéns pelo blog! Já vou pra terceira compra com a Vânia esse mês, fora as várias comprinhas que estou aguardando pelo Ebay, esse mundo dos cosméticos asiáticos é realmente viciante!..rs
    Me ajuda, please..
    O double cleasing pode ser feito mais de uma vez por dia? Por exemplo, quando chego do trabalho com BB Cream e Protetor solar quero fazer a limpeza total, só que depois, se saio a noite, sempre passo um primer ou BB cream. Posso limpar denovo com o óleo e a espuma? Tenho que fazer a limpeza completa tbém qdo uso só o primer?
    Vc indicaria algum protetor asiático que poderia dar menos cravos?. Pque com o Bioré Milk (Azul)sinto que no final do dia estou com ptos pretos… e sinto que os poros da minha pele aumentaram um pouquinho depois que comecei a usar esses produtos, será que tô fazendo algo errado na limpeza?
    Obrigada desde já! Abraços, e parabéns pelo blog, amo!

    • Nando Goober 26 de dezembro de 2012 às 10:00 #

      Oi,

      Depende dos produtos.. se você sair à noite com maquiagem, é comum aplicar um demaquilante e depois lavar a pele para dormir.. primer, sós e for muito aderente.. quando uso o Magix, eu consigo retirar só com espuma..

      O Allie Perfect Alpha nunca me dá cravos.. eu usei dois frascos do Solanoveil Perfect e não tive nada, mas ela parece ser oclusivo, mas no meu caso não foi.. mas Bioré MIlk é fato!! Tente outras marcas.. o Bioré aqua Rich tbm não dá, na verdade, sinto isso com filtros físicos, ma snão ocorrecom todo mundo.

  34. Marise 20 de dezembro de 2012 às 12:44 #

    Ah, Nando desculpa, esqueci de comentar acima que o Primer que uso no caso é o Egg Pore da Tony Moly, não sei se influencia, já que é um cosmético asiático tbém. Obrigada!

  35. anne karoline 27 de janeiro de 2013 às 17:37 #

    Olá!!!

    Estou adorando as informações sobre os cosméticos asiáticos. Como conseigo comprar?

    Karol

    • Nando Goober 29 de janeiro de 2013 às 9:39 #

      oi, eu sempre coloco uns links no final de cada resenha.. mas há vários sites asiáticos e tbm lojas como Ebay que tem fornecedores… vai depender de cada produto.

  36. Marli Hayashibara 19 de março de 2013 às 15:43 #

    Oi Fernando, para começar amo demais seu blog e do Pedro, o que seria de nós sem vocês, que são maravilhosos….
    Tenho uma pergunta, uso produtos koreanos para a pele seruns, tonicos, loções tudo conforme manda a regra dos orientais, último passo uso protetor solar o pink da anessa aquele maravilhoso e matificante e depois bbcream da Misha e depois vem a maquiagem, a noite removo a maquiagem com óleo da Etude aquele da monalisa, passo na pele seca massageio e depois enxaguo com agua e depois lavo com um produto da BIORÉ – Makeup Remover Facial Wash, aí vem a pergunta porque será que após toda a limpeza quando limpo o rosto com tonificante o algodão ainda sai com resquícios de sujeira até dá para ver o formato do dedos no algodão sujinho, o que faço de errado?????
    Beijos
    Marli Hayashibara

    • Nando Goober 20 de março de 2013 às 10:15 #

      A etapa do óleo é massagear a pele seca, depois emulsionar com água, que é quando o óleo vira um leite ao massagear novamente sobre a pele e é nessa etapa que eu sinto os produtos saindo.. ai sim, vc enxágua.. finalizando com uma leve massagem com um outro limpador. Na sua descrição vc pula a parte de emulsionar.

      Bj

      • Marli Hayashibara 20 de março de 2013 às 15:37 #

        Fernando muito obrigada por ter respondido,vou caprichar mais para emulsionar com água.
        beijos
        Marli

  37. Ana Maria 18 de abril de 2013 às 14:59 #

    Gostei das dicas de massagem, pois tenho a pele Flávia. Gostaria de saber mais sobre como as japonesas conseguem ter uma pele perfeita.

    • Nando Goober 24 de abril de 2013 às 9:14 #

      Mil coisas que eles fazem, o Pedro já postou alguns vídeos de blogueiras mostrando rotinas.. mas tem coisas que eu não me atreveria..rs

  38. Elaine Omine 19 de julho de 2013 às 9:42 #

    Olá! Estou passando pra deixar uma dica: também dá pra fazer a espuma usando embalagens vazias daquelas tipo foam. Eu usava a espuma da dermotivin e tinha uma embalagem vazia, aí eu vi um vídeo no youtube e testei, funcionou perfeitamente! Você coloca o gel no frasco, adiciona água e voilá! Não precisa (no meu caso) fazer bagunça e gastar tempo preparando a espuma. Segue o link do vídeo, se interessar: http://www.youtube.com/watch?v=JKKm7vjXhSo
    Aproveitando, adoro o seu blog! Desde que acessei pela primeira vez, passei a cuidar mais da minha pele. É um blog de utilidade pública! hahaha
    Bjos e obrigada!!! 😉

    • Nando Goober 20 de julho de 2013 às 13:00 #

      Aahah, muito obrigado.

      Bj

Trackbacks/Pingbacks

  1. A Pele e a penetração cutânea | Vanity Pills - 12 de fevereiro de 2014

    […] desperta atenção o “ritual” de aplicação de cosméticos, como escrevi neste post: uso de loções, emulsões, máscaras e soros para “saturar” a pele de umidade, […]

Comentários encerrados.